sábado, 4 de junho de 2016

Ein sehr gut Überraschung,Eine neun Freudin


       Certamente o título em alemão dever ter alguma coisa errada, então vou traduzir para que fique mais claro para todos : " Uma surpresa muito boa, uma nova amiga".
        Há algumas semanas atrás estava checando as mensagens do inbox no facebook, e então respondi a mensagem de uma alemã muito fofa e extremamente bem intencionada que logo retomou a conversa e tratou de e adicionar no facebook, e eu só fui descobrir que ela era alemã depois de umas horas de conversa. A minha simpatia pela Alemanha e pela Europa em si é sabida se não de todos, de muitos, e minha amizade com estrangeiros que conheci na internet também não é novidade alguma ... A novidade foi ter encontrado uma amiga tão especial depois de tanto tempo, talvez se eu tivesse respondido a mensagem antes eu teria tido mais tempo para aproveitar com minha amiga gringa. 
        A sensação é a de estar com uma amiga de muitos anos, esquecendo até mesmo que ela veio de outro país, que fala outro idioma nativo e que tem dentro de si valores e costumes de uma outra cultura; quando Paulo Freire diz que não fazemos amigos e sim reconhecemos os mesmos , ele não poderia estar mais certo; quando o autor de ' O pequeno príncipe ' diz que ao olharmos as rosas percebemos que as nossas são únicas no mundo .... Certamente M.H é uma das rosas  a quem ele se refere.
      Que pessoa divertida, encantadora, simpática, informada, inteligente, decidida, persistente, sobrevivente, bem humorada, feliz e promissora! São adjetivos demais para uma amizade tão recente? NÃO. Certamente se eu a conhecesse por mais tempo, teria descoberto ainda maiores motivos para gostar dela . Somos tão parecidas em tantos aspectos, mas mesmo assim ainda sobram algumas diferenças que tornam a convivência interessante. E como ela é naturalmente bonita! No país conhecido por como as mulheres se importam com a aparência e o cuidado com o corpo, é gratificante conhecer alguém com uma beleza que vem de dentro e talvez por isso ela não consiga enxergar toda a sua lindeza exalando em seus sorrisos e comentários inteligentes e articulados.
       Nas horas em que passamos juntas conversando,conheci um pouco mais de sua vida, sua história, suas experiências e somado a simpatia, a admiração fertilizou o solo onde a semente da amizade já havia sido plantada.
      As conversas sobre os tempos de colégio, garotos, antigas amigas e impresões da vida nos fizeram rir e refletir por deliciosos minutos de proximidade e confiança.
     Algo que ela me disse ficou rodando pela minha cabeça durante todo o tempo, e só corroborou para que eu fizesse essa publicação em homenagem a ela : Nos tempos de colégio era comum fazer ou receber um artigo sobre/de  um amigo  no jornalzinho da escola alemã onde ela se formou, o que é típico na região da Alemanha em que ela nasceu.  Pois eu venho escrever aqui o meu artigo em homenaagem a minha amiga M.H.
 
         Minha querida amiga nórdica, você merece tudo de bom na vida, e eu digo isso com sinceridade. Todas as pessoas que passaram pela sua vida e não souberam valorizar a preciosidade de ter você por perto e não fizeram nada por você, simplesmente não eram dignos de você. Infelizmente, até nos encontrarmos como pessoa e seguirmos nosso caminho temos que esbarrar com muitos idiotas, mas isso só evidencia a pessoa maravilhosa que somos.  Nunca se  deixe abater ou desanimar, quando eu olho para você vejo uma mulher vencedora, bem resolvida e muito, muito bonita por fora e principalmente por dentro. 
      Uma pena que eu não te conheci nos tempos em que nós duas estávamos na escola, teria sido divertido e enriquecedor ter compartilhado desses momentos com você, e teria sido menos solitário também; mas me conforta saber que do outro lado do oceano atlântico havia alguém passando pelo mesmo processo de adolescência, e hoje por obra do destino escrito pelo dedo de Deus, nós duas estávamos sentadas numa varanda rindo de tudo o que passou ... Esse foi um dos raros momentos em que eu fui eu mesma inteiramente de verdade. 
       Muito obrigada por ter vindo ao Brasil, ao Rio de Janeiro e ao meu encontro no dia de hoje! Certamente também devo agradecer a Deus por ter enviado ao mundo pessoas como você, e assim como eu, creio que muitas pessoas também agradecem a sua existência.
        Saiba que no Brasil agora você tem uma amiga com quem pode contar sempre, e que tem um afeto sincero por você :D 
         Eu sei que esse artigo é o do jornal da sua escola, mas deve ser reconhecido o valor que você agrega as coisas e pessoas simplesmente sendo você mesma, e essa foi a forma que eu encontrei de mostrar a você a sua própria grandeza . 
         Toda vez eu eu olhar para a estante da minha sala de estar e ver a casinha de porcelana vou me lembrar da pessoa mais agradável com quem poderia almoçar numa tarde de sábado. 
       Nunca vou esquecer de você , do nosso dia, e da nossa amizade transatlântica. Hehe

           Vielen Dank für Alles, Liebe M. :D <3 i="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário