quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Sobre diários e livros


         Sou uma leitora ávida, amo livros (mesmo, eu amo meus livros). Acho tão harmoniosamente perfeita a justaposição de livrarias e cafeterias nos shopping centers :)  Pedir um Frap/Capuccino e então entrar numa livraria e saborear as capas, o farfalhar das páginas, os leitores procurando alvos de interesse, os vendedores dando sugestões de leituras e repondo as prateleiras, as caixas pondo marca-páginas de brinde nas sacolas dos leitores felizes que após sua aquisição se sentam nas poltronas da cafeteria, e começam ali mesmo a saborear o delicioso conteúdo com seus cérebros tão famintos e afoitos quanto seus olhos compenetrados e inertes.
         Gosto muito de ler diários literários, principalmente os escritos por mulheres da realidade ou da ficção, até mesmo por eu ainda manter diários desde  meus reluzentes 5 aninhos de idade. Bridget Jones, Georgia Nickolson, Anne Frank, Nina Lugowiskaia, Janina Bauman, Zlata, Marilyn Monroe, Marie Curie ... Todas essas mulheres, em diferentes episodios e épocas, traziam um retrato de seu mundo particular impresso no mundo que todas as civilizações compartilham, fazendo uma pintura de si mesmas, de seus sofrimentos, angústias e alegrias, amores, desamores, prazeres e tentativas (principalmente tentativas de ser, como mulher, feliz e realizada) e assim transcrevendo seu amadurecimento e crescimento, por vezes através de decepções, perdas e dor ... Ao ler seus relatos, não posso deixar de ser tocada, por enxergar nelas um pedaço de minha própria alma feminina e ardentemente apaixonada por viver  e ser dona de si mesma.
    A cada uma dessas grande mulheres, minha saudação e meu afeto mais sincero. A grata felicidade que tenho em ler seus manuscritos e conhecê-las tantos anos depois me faz trinfante em perceber  a luta da mulher feminina que é a mesma em todas as gerações, épocas e sociedades ...  Obrigada, minhas queridas amigas, por seus depoimentos valorosos e pelo calor afável de suas confissões. As amo e admiro, e a todos que por qualquer razão leem esse blog e esse post, eu veementemente digo: Leiam!
Leiam livros!
Leiam livros de biografia!
Leiam sobre pessoas, fatos  e acontecimentos!
Leiam histórias sinceras e profundas!
Leiam diários!
Leiam verdades atemporais!
LEIAM! Se deleitem enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário